Inovabra

Inovabra

O inovabra é o ecossistema de inovação que fomenta a inovação dentro e fora do banco por meio do trabalho colaborativo com funcionários, clientes, empresas, startups, parceiros tecnológicos, investidores e mentores. O objetivo é atender às necessidades dos nossos clientes e garantir a sustentabilidade dos negócios (existentes e os que estão por vir). O inovabra é composto por diversos programas de atuação complementar:

 

inovabra polos

Os projetos de inovação são priorizados, estruturados e conduzidos desde a etapa de concepção, passando por todo o processo de construção de case e validação do modelo de negócio. São funcionários de várias áreas de negócios, interagindo entre si e com ecossistema, com foco na geração de soluções inovadoras para proporcionar melhores experiências aos nossos clientes. O inovabra polos é responsável também pelo programa inovabra internacional, que foi inaugurado em 2018 e estruturado em um ambiente de inovação em Nova York, com conexões em Londres, e é um radar no ecossistema de inovação e empreendedorismo global. Funcionários trabalham em um espaço colaborativo em parceria com uma empresa especializada e bancos internacionais. O objetivo é identificar soluções que agreguem valor aos negócios da Organização e acompanhar tendências de novos modelos de negócios, tecnológicas e comportamento. Em um processo contínuo, startups, fintechs a novas oportunidades de negócio são avaliadas pelo inovabra internacional e testadas via inovabra lab e/ou inovabra polos.

inovabra ventures

Fundo de capital proprietário lançado em 2016, atualmente com R$ 400 milhões. A gestão é realizada pela área de Private Equity & Venture Capital do Banco, que investe em empresas com tecnologias e/ou modelos de negócios inovadores, e contribui para a geração de valor na Startups, pelo relacionamento próximo com outras empresas do grupo, visando a ampliação do ambiente empreendedor. Já investimos em 11 startups.

inovabra pesquisa

Time multidisciplinar, com analistas e pesquisadores que estudam de maneira aprofundada novas tecnologias e modelos de negócio para manter a Organização na fronteira de conhecimento. Em constante interação com parceiros, universidades e institutos de pesquisa no Brasil e no exterior, a equipe apoia o inovabra com conhecimento específico para decisões sobre o portfólio de inovação. Responsável pela realização de pesquisas sobre tecnologias emergentes como Inteligência Artificial, blockchain, IoT, computação quântica entre outros, bem com seus impactos e aplicações nos serviços e produtos financeiros.

inovabra lab

Inaugurado no fim de 2017, é um ambiente de 1,7 mil m2 localizado no Núcleo Bradesco em Alphaville (SP), que centraliza 16 laboratórios das áreas de tecnologia. O espaço foi projetado para operar em um modelo de trabalho colaborativo com grandes parceiros de tecnologia.  O modelo gera eficiência operacional, otimizando até 60% nos prazos de certificação de novas tecnologias, prototipação, experimentação, provas de conceito, lançamentos e soluções de novos desafios. Além disso, proporciona condições favoráveis para conectar as áreas de negócios com as áreas de TI, além de grandes parceiros de tecnologia, aproximando a Organização das fronteiras de tecnologias emergentes. Já foram concluídas 771 certificações e 124 PoT’s. No lab também são executadas as experimentações originadas da inovação aberta, através de parcerias estratégicas com startups que endereçam necessidades e oportunidades para os nossos serviços financeiros e não financeiros. Até o momento, já foram executadas 89 provas de conceito e ao todo contratamos 26 startups.

inovabra habitat

Em fevereiro de 2018, lançamos o inovabra habitat, espaço de coinovação, situado no grande centro econômico de inovação e cultural da cidade de São Paulo. Aqui grandes empresas, startups, investidores e mentores trabalham de forma colaborativa para coinovar e gerar negócios. Fazem parte do ambiente 200 startups e 78 grandes empresas, totalizando mais de 1,2 mil pessoas trabalhando de forma colaborativa para inovar. Cerca de 500 contratos foram fechados entre as empresas, startups residentes do espaço e o Bradesco. Além de fomentar o empreendedorismo no Brasil e a cultura de inovação na organização, o habitat tende a contribuir com o País na busca por uma posição de maior protagonismo na inovação global. Desde setembro de 2020 o modelo de operação do inovabra habitat foi ampliado também para o digital. O novo formato, complementar ao físico, pode abrigar startups e empresas de todo o país, que queiram ter acesso à inovação aberta. Realizamos através da plataforma digital inovabra hub a conexão com outras startups de várias regiões do Brasil, para acessar oportunidades de negócio com o Bradesco e empresas parceiras do Banco. Atualmente são mais de 2,6 mil startups cadastradas que podem ser analisadas para participarem de desafios de negócios específicos.

Saiba mais

Mais detalhes sobre o inovabra e todos os seus programas podem ser acessados em: www.inovabra.com.br

O inovabra amplia seu alcance de atuação por meio de parcerias com outros centros de inovação no Brasil.

Além dos habitantes alocados no espaço físico, o inovabra habitat estabelece parcerias com outros centros de inovação com o objetivo de conectar as demandas de negócios do Bradesco e das grandes empresas que têm relacionamento com o Banco com o empreendedorismo inovador distribuído nas várias partes do país.

Os parceiros são escolhidos a partir do seu potencial de conectar os empreendedores em sua área de atuação, em seus diversos segmentos, além da qualificação da sua rede em termos de capital humano, tecnologia e inovação. Os centros com este perfil recebem a qualificação de “Parceiros inovabra” e passam a fazer parte do ecossistema de inovação do Bradesco.

Atualmente ACATE, Porto Digital, Artemisia, Hotmilk, Hospital de Amor e Nexus são parceiros inovabra.

Premiações inovabra e cases de inovação 2020
  • Efma Innovation of the Month Fevereiro – Case M-Token
  • Prêmio Valor Inovação 2020: 1ª posição- Bradesco no setor Bancos e 9º lugar no ranking 2020
  • World’s Best Financial Innovation Labs 2020 – Case: inovabra habitat
  • Prêmio Whow! de Inovação 2020:
  • Bradesco – 3° lugar na categoria bancos
  • Ágora Plataforma de investimentos – 3° lugar
  • Efma Innovation of the Month Maio – Case Speech Analytics – Central
  • As Melhores da Dinheiro 2020 – Bradesco 2° lugar na categoria bancos
  • Corporate Startup Stars Awards – Bradesco- inovabra
  • TOP 100 Open Corps – Bradesco- inovabra
  • Empresas mais 2020 – Bradesco 2° lugar no setor serviços financeiros- bancos comerciais
  • 16° Prêmio Relatório Bancário:
  • Eficiência Operacional – case Projeto Office 365°;
  • Inclusão Financeira – case Marketplace Bradesco.
  • Personalidade Financeira de Inovação 2020 – Fernando Moraes de Freitas
Premiações inovabra e cases de inovação 2021

• BAI Global Innovation Awards 2020 – Case Portal MEI, na categoria de produtos e serviços para pequenos negócios.
• World’s Best Financial Innovation Labs – O inovabra habitat e o inovabra lab estão entre os Melhores Laboratórios de Inovação Financeira do Mundo, segundo a 4ª edição do relatório anual World’s Best Financial Innovation Labs, da revista Global Finance.