inovabra

inovabra

O Bradesco tem o propósito de criar oportunidades para realização das pessoas e o desenvolvimento sustentável de empresas e sociedade. Acreditamos que podemos melhorar a experiência dos nossos clientes por meio da inovação. Dessa forma, criamos um ecossistema de inovação capaz de apoiar e inspirar a instituição, criando caminhos e condições que a coloquem na vanguarda de produtos e serviços financeiros e não financeiros.

Trabalhamos em três frentes:

  • Acelerar novas funcionalidades ou melhorias em produtos existentes;
  • Fomentar novos produtos e serviços dentro dos negócios existentes;
  • Explorar, sugerir e experimentar tecnologias emergentes.

Para alcançar os desafios dessas três frentes o inovabra trabalha em conjunto com as áreas de negócio para estabelecer prioridades e desenvolver um portfólio de iniciativas e assegurar a competitividade dos negócios a longo prazo. O inovabra conta com os seguintes veículos de inovação corporativa:

Estratégia e porfólio: atuação consultiva de inovação junto às áreas de negócios, conforme direcionadores da organização. Provê apoio na condução das iniciativas desde a etapa de concepção, processo de construção de case, validação do modelo de negócio, experimentação e escala em produção. O objetivo é gerar soluções inovadoras para proporcionar melhores experiências aos nossos clientes, otimizar produtos e serviços existentes, expandir para negócios adjacentes e aumentar participação em novos mercados.

P&D – Time de pesquisa multidisciplinar: atua no mapeamento de tendências do setor financeiro, descoberta de oportunidades, identificação de problemas e construção de soluções. Possui constante interação com parceiros, universidades e institutos de pesquisa no Brasil e no exterior e traz novos conhecimentos sobre tecnologias emergentes, evolução do mercado, propostas de novos modelos de negócio, transformação digital, melhorias de eficiência, desenvolvimento de pilotos e experimentações. Dentre os temas abordados, destacam-se finanças embarcadas, Inteligência Artificial, Economia Tokenizada (Blockchain, Finanças Descentralizadas, CBDCs, Ativos Digitais), Computação Quântica, Metaverso, Web3, ESG, além de monetização em novos modelos de negócio, open finance, ecossistemas, hiperpersonalização, entre outros.

Open Innovation: em um ambiente de coinovação físico e digital, grandes empresas, startups, investidores e consultores trabalham de forma colaborativa para acelerar a inovação e fomentar o empreendedorismo por meio da geração de negócios para a comunidade e para o Bradesco. O ambiente conta com mais de 200 startups residentes e 1500 conectadas por meio dos hubs parceiros, além de 50 grandes empresas que procuram soluções inovadoras.

Laboratório unificado e colaborativo: centraliza áreas de tecnologia do Bradesco e grandes parceiros tech, com um ambiente seguro para teste de tecnologias de fronteira. O modelo proporciona eficiência operacional em inovação, prototipação e design de produtos, experimentação de novas soluções com startups e big techs, provas de conceito, lançamentos e soluções de novos desafios. Nosso laboratório conta também com um Sandbox que possibilita o teste de soluções simulando o nosso core bancário, o que garante experimentações mais acuradas reduzindo incertezas de integração e o time-to-market de inovação.

Corporate venture (inovabra ventures): fundo de capital proprietário para investimentos estratégicos em startups e empresas de alto crescimento que possuam tecnologias e/ou modelos de negócios inovadores. O fundo é comandado pela área de Private Equity & Venture Capital e contribui ativamente para geração de valor nas companhias, principalmente, quando envolvem soluções que atendam às necessidades dos nossos clientes.

Cultura & Comunicação – Programa de cultura: iniciativa para desenvolver uma cultura que impulsione e recompense a inovação dentro da organização Bradesco. Com o programa geramos repertório por meio de três pilares:

  • Capacitar: inspirar, habilitar e capacitar funcionários da organização sobre tecnologias emergentes, ferramentas de facilitação e temas de inovação.
  • Engajar: conectar uma comunidade de intraempreendedores, aumentando a troca de conhecimento, experiências e provocando a mudança em todos os níveis.
  • Realizar: materialização da cultura em forma de desafios, experimentos e métricas de resultado e comportamento de inovação.

O programa contempla iniciativas para os influenciadores (seleto grupo com representantes de diversas áreas do banco, que são os catalisadores de inovação em seus departamentos), para os executivos e todos os colaboradores da organização. No ciclo de 2023/2024, estão participando do programa 217 influenciadores, representando 70% das áreas do Bradesco.