Inovabra

Inovabra

Por meio do inovabra, o Bradesco se estruturou frente aos desafios e movimentos de mercado criando um ecossistema para acelerar a inovação. Constituímos um completo ecossistema de inovação, que fomenta a inovação dentro e fora da Organização por meio do trabalho colaborativo com funcionários, áreas de negócio, clientes, empresas, startups, parceiros tecnológicos, investidores e mentores, com o objetivo de atender às necessidades dos nossos clientes e garantir a sustentabilidade da organização. O inovabra é composto por veículos de inovação para diversas finalidades:

inovabra polos

Desde 2012 é o programa de inovação interna que incentiva nossos funcionários ao intraempreendedorismo. Os projetos de inovação são priorizados, estruturados e conduzidos desde a etapa de concepção, passando por todo o processo de construção de case e validação do modelo de negócio. São profissionais de diversas áreas, interagindo entre si e com startups e outros agentes do ecossistema de inovação, incluindo grandes players de tecnologia, com foco em gerar soluções inovadoras para proporcionar melhores experiências aos nossos clientes, otimizar produtos e serviços existentes, expansão para negócios adjacentes e participação em novos mercados.

O inovabra polos é responsável também pelo programa inovabra internacional, que foi inaugurado em 2018 e estruturado em um ambiente de inovação em Nova York, com conexões em Londres, e é um radar no ecossistema de inovação e empreendedorismo global. Funcionários trabalham em parceria com uma empresa especializada e bancos internacionais. O objetivo é identificar soluções que agreguem valor aos negócios da Organização e acompanhar tendências de novos modelos de negócios, tecnológicas e comportamento. Em um processo contínuo, startups, fintechs a novas oportunidades de negócio são avaliadas pelo inovabra internacional e testadas via inovabra lab e/ou inovabra polos.

inovabra ventures

Fundo de capital proprietário lançado em 2016, atualmente com R$ 850 milhões, para investimentos estratégicos em startups e empresas de alto crescimento, que possuam tecnologias e/ou modelos de negócios inovadores. Comandada pela área de Private Equity & Venture Capital, e contribui ativamente para geração de valor nas companhias e para a ampliação do ambiente empreendedor, principalmente, quando envolvam soluções que atendam às necessidades dos clientes do Grupo Bradesco. Até o momento, 14 startups foram investidas. Considerando empresas já desinvestidas, nosso FIP inovabra (Fundo de investimento em participações) já investiu aproximadamente R$ 366 MM até 2021.

inovabra pesquisa

Time multidisciplinar, com analistas e pesquisadores que estimulam o processo de inovação da Organização Bradesco, conhecimento sobre tecnologias emergentes e da evolução do mercado, além de propor ideias aplicáveis e que resultem em apostas inovadoras. Em constante interação com parceiros, universidades e institutos de pesquisa no Brasil e no exterior, a equipe apoia e estimula o Bradesco com conhecimento, propostas de novos modelos de negócio e também desenvolvimento de pilotos e experimentações de tecnologias emergentes direcionados pelo problema/oportunidade. Além disso, com sinergia entre negócio e tecnologia, o time impulsiona e apoia as decisões de portfólio de inovação. Responsável pela realização de pesquisas sobre novos modelos de negócio e também experimentações/pilotos sobre tecnologias emergentes como Inteligência Artificial, Blockchain, DeFi (Finanças Descentralizadas), CBDCs e Criptoeconomia, IoT, Computação Quântica entre outros, bem com seus impactos e aplicações nos serviços e produtos financeiros.

inovabra lab

Inaugurado no fim de 2017, o inovabra lab, é um ambiente de 1,7 mil m2 localizado no Núcleo Bradesco em Alphaville (SP), que centraliza 16 laboratórios das áreas de tecnologia, projetado para operar em um modelo de trabalho colaborativo com grandes parceiros de tecnologia, residentes nesse ambiente. O modelo proporciona ganhos em eficiência operacional, com a otimização e redução de até 60% nos prazos de certificação de novas tecnologias (hardware e software), prototipação, experimentação, provas de conceito, lançamentos e soluções de novos desafios.

Além disso, proporciona condições favoráveis para conectar as áreas de negócios com as áreas de TI e aproximando a Organização das fronteiras de tecnologias emergentes.

Esse grande laboratório também conduz experimentações entre o Bradesco e startups que possuam soluções aplicáveis ou com possibilidade de adaptação aos serviços financeiros e não financeiros que possam ser ofertados ou utilizados por nossa Organização, por meio do programa inovabra startups.

inovabra habitat

Lançado em fevereiro de 2018, o inovabra habitat, um prédio com mais de 22 mil m2, situado no grande centro econômico, de inovação e cultural da cidade de São Paulo – entre a avenida Angélica e a rua da Consolação, próximo à avenida Paulista, onde, grandes empresas, startups, investidores e mentores trabalham de forma colaborativa para coinovar e gerar negócios. Fazem parte do ambiente, startups e grandes empresas, trabalhando de forma colaborativa para inovar.

Além de fomentar o universo de empreendedorismo no Brasil e a cultura de inovação nas organizações, o habitat tende a contribuir com o País na busca por uma posição de maior protagonismo na inovação global. Desde setembro de 2020 o modelo de operação do inovabra habitat foi ampliado também para o digital. O novo formato, complementar ao físico, pode abrigar startups e empresas de todo o país, que queiram ter acesso à inovação aberta. A busca e conexão com outras startups de várias regiões do Brasil, para acessar oportunidades de negócio com o Bradesco e empresas parceiras do Banco, também é realizada através da plataforma digital inovabra hub. Além dos habitantes alocados em nosso espaço físico, o inovabra habitat estabelece parcerias com outros centros de inovação no Brasil para conectar as demandas de negócios do Bradesco e das grandes empresas que têm relacionamento com o banco com o empreendedorismo inovador distribuído nas várias partes do país.

Os parceiros são escolhidos a partir do seu potencial de conectar os empreendedores em sua área de atuação, em seus diversos segmentos, além da qualificação da sua rede em termos de capital humano, tecnologia e inovação. Os centros com este perfil recebem a qualificação de “Parceiros inovabra” e passam a fazer parte do ecossistema de inovação do Bradesco. Atualmente, são 8 os centros parceiros: ACATE, Porto Digital, Gyntec, Hospital do Amor, Hotmilk, Artemisia, Nexus e 100 Open Startups. Com as parcerias o alcance de soluções de startups ultrapassa as 10.000.

Saiba mais

Mais detalhes sobre o inovabra e todos os seus programas podem ser acessados em: www.inovabra.com.br.

IDEAÇÃO

O ideação é um movimento interno que tem como objetivo fomentar hábitos, comportamentos e competências de inovação e intraempreendedorismo.

Como sugere o nome o Ideação é a junção das palavras ideia e ação. Ele representa a atitude que queremos cada vez mais de cada um: ter ideias e buscar caminhos para realizá-las.

Esse movimento tem como configuração, 4 pilares de atuação onde iniciativas são realizadas cada uma com seu objetivo, mas que contribuem umas com as outras.

Temos o pilar “Conhecer” que representar a geração de conhecimento e adoção de novas habilidades e atitudes. Neste pilar, até 2021, foram ofertadas mais de 150 horas de formação aos, como chamamos, influenciadores. Influenciadores são representantes das áreas do banco e funcionam como catalisadores de inovação em suas áreas ampliando o alcance do programa. Até 2021 éramos 260 influenciadores de mais de 50 áreas do banco.

No Pilar “Conectar”, temos as ações de formação do tecido intraempreendedor da organização. Conectamos, por meio de eventos e ritos da comunidade, todos os influenciadores de forma que conhecimento, cases e experiências sejam compartilhados, além de alavancarmos a força de mais de 200 pessoas em prol de uma cultura cada vez mais inovadora.

Já no Pilar “Comunicar”, agrupamos todas as ações que geram repertório não apenas para a comunidade de influenciadores, mas para todo o banco. Até o momento, já foram mais de 50 Ideação Talks, evento onde trazemos especialistas de mercado e, principalmente, funcionários e nossos executivos falando sobre temas de inovação relevantes para nossa organização como Criptoeconomia, Open Finance, Super apps e muito mais.

Além disso, neste pilar contamos com publicações especializadas de nosso time de pesquisa e uma newsletter que hoje alcança 15 mil funcionários.

Fechando os pilares, temos o “Sistema de Gestão” que conta com toda a parte de mensuração da cultura e de ações do ideação que vão desde o engajamento dos influenciadores, consumo de nossos conteúdos chegando na geração de oportunidades e cases de inovação via movimento.

O movimento conta com apoio fundamental da Unibrad (DRH) e do Marketing. Um ativo importante é o inovabra habitat que é o grande epicentro de cultura de inovação, colaboração e inteligência coletiva que possui no Ideação, um dos principais canais com startups, corporações e demais atores do ecossistema de inovação. O programa completou 2 anos em março de 2022.

ideação em 2021:

  • 260 Influenciadores de inovação que funcionam como evangelizadores do tema em suas áreas o que cobre 84% das áreas do banco;
  • 2860 Membros ativos em nossa plataforma de colaboração;
  • +150 horas de capacitação oferecidas;
  • 15 K assinantes da newsletter ideação;
  • 52 ideação talks, evento que traz semanalmente conteúdo de relevância e que adiciona repertório para as nossas pessoas. Ao todo já foram 28.6 Mil visualizações de nossos conteúdos;
  • Ideação Reload – Evento de 3 dias que trouxe temas relacionados à inovação com impacto positivo, cultura e ESG e que ao seu final, teve um Hackhaton para desenvolvimento de soluções.
Premiações inovabra e cases de inovação 2020
  • Efma Innovation of the Month Fevereiro – Case M-Token
  • Prêmio Valor Inovação 2020: 1ª posição- Bradesco no setor Bancos e 9º lugar no ranking 2020
  • World’s Best Financial Innovation Labs 2020 – Case: inovabra habitat
  • Prêmio Whow! de Inovação 2020:
  • Bradesco – 3° lugar na categoria bancos
  • Ágora Plataforma de investimentos – 3° lugar
  • Efma Innovation of the Month Maio – Case Speech Analytics – Central
  • As Melhores da Dinheiro 2020 – Bradesco 2° lugar na categoria bancos
  • Corporate Startup Stars Awards – Bradesco – inovabra
  • TOP 100 Open Corps – Bradesco- inovabra
  • Empresas mais 2020 – Bradesco 2° lugar no setor serviços financeiros- bancos comerciais
  • 16° Prêmio Relatório Bancário:
  • Eficiência Operacional – case Projeto Office 365°;
  • Inclusão Financeira – case Marketplace Bradesco.
  • Personalidade Financeira de Inovação 2020 – Fernando Moraes de Freitas
Premiações inovabra e cases de inovação 2021
  • BAI Global Innovation Awards 2020 – Case Portal MEI, na categoria de produtos e serviços para pequenos negócios.
  • World’s Best Banking Awards 2021 – O Bradesco ficou entre os Melhores Bancos do Mundo da Global Finance em 2021 na América Latina, levou o prêmio Global Finance’s top honor at home (BRAZIL).
  • World’s Best Financial Innovation Labs – O inovabra habitat e o inovabra lab estão entre os Melhores Laboratórios de Inovação Financeira do Mundo, segundo a 4ª edição do relatório anual World’s Best Financial Innovation Labs, da revista Global Finance.
  • Fast Company’s 2021 Best Workplaces for Innovators – O Bradesco foi reconhecido pela publicação Fast Company com um dos melhores lugares para inovadores trabalharem.
  • Innovation in Digital Banking Awards – O Bradesco é eleito o banco mais inovador da América Latina pelo 2º ano consecutivo, na edição de agosto da Revista The Banker.
  • TOP 100 Open Corps 2021 – O Bradesco foi reconhecido no TOP 100 Open Corps como uma das empresas que mais fazem open innovation com startups no país. O Bradesco ficou em 11º nos Top 20 Open Corps e 2º nos Top 5 Serviços Financeiros.
  • Prêmio Valor Inovação 2021 – Na 7ª edição do Prêmio Valor Inovação Brasil 2021, o Bradesco conquistou a 1ª posição no setor Bancos e ficou no 34º lugar no ranking 2021.
  • 100+ inovadoras no uso de TI – Na 21ª edição do prêmio, realizado pela IT Mídia, o Bradesco foi o vencedor na categoria Bancos.
  • Top Ecossistemas – No prêmio Top Ecossistemas, realizado pela 100 Open Startups, o inovabra habitat ficou em 6º lugar como agente do ecossistema, com mais startups ranqueadas.
  • Corporate Startup Stars Awards 2021 – O Banco Bradesco ficou, pelo segundo ano consecutivo, entre as 25 empresas “Open Innovation Challengers”.