Inovabra

Inovabra

O inovabra é o ecossistema de inovação desenvolvido para dar apoio à estratégia corporativa, fomentando a inovação por meio do trabalho colaborativo com funcionários, áreas de negócios, clientes, empresas, startups, parceiros tecnológicos, investidores e mentores. Essa plataforma de inovação propicia condições para compartilhar visões futuras de negócios, acelerar a busca de novas soluções e materializar a inovação na Organização, com o objetivo de atender às necessidades dos nossos clientes e garantir a sustentabilidade dos negócios no longo prazo. O inovabra é composto por diversos programas de atuação complementar:

 

 

inovabra polos

Em vigor desde 2012, é o programa de inovação interna que incentiva nossos funcionários a praticar a criatividade e o empreendedorismo, disseminando a cultura de inovação na Organização. Os projetos de inovação são priorizados, estruturados e conduzidos desde a etapa de concepção, passando por todo o processo de construção de case e validação do modelo de negócio. São mais de 200 funcionários de várias áreas de negócios, interagindo entre si e com startups externas, com foco em gerar soluções inovadoras para proporcionar melhores experiências aos nossos clientes.

inovabra startups

Lançado em 2014, é um programa de inovação aberta, que possibilita parcerias estratégicas entre o Bradesco e startups que possuam soluções aplicáveis ou com possibilidade de adaptação aos serviços financeiros e não financeiros que possam ser ofertados ou utilizados por nossa Organização. Já foram realizadas 75 provas de conceito e ao todo 20 startups foram contratadas. Para as startups, trata-se da oportunidade de trabalhar com clientes reais, testar suas soluções na prática e crescer em escala.

inovabra ventures

Fundo de capital proprietário lançado em 2016, atualmente com R$ 400 milhões. Sua gestão é realizada pela área de Private Equity, para investir em startups com tecnologias e/ou modelos de negócios inovadores, contribuindo para o crescimento do valuation dessas startups e para a ampliação do ambiente empreendedor, assim como e, principalmente, quando envolvem soluções que atendam às necessidades dos nossos clientes. Até o momento, dez startups foram investidas.

inovabra pesquisa

Time multidisciplinar, com analistas e pesquisadores que estudam de maneira aprofundada novas tecnologias e modelos de negócio para manter a Organização na fronteira de conhecimento. Em constante interação com parceiros, universidades e institutos de pesquisa no Brasil e no exterior, a equipe apoia o inovabra com conhecimento específico para decisões sobre o portfolio de inovação na condução de processo de inovação. Responsável pela realização de pesquisas sobre tecnologias emergentes como Inteligência Artificial, blockchain, IoT e computação quântica entre outros, bem como seus impactos nos serviços e produtos financeiros.

inovabra lab

Inaugurado no fim de 2017, é um ambiente de 1,7 mil m² localizado no Núcleo Bradesco em Alphaville (SP), que centraliza 16 laboratórios das áreas de tecnologia, projetado para operar em um modelo de trabalho colaborativo com grandes parceiros de tecnologia, residentes nesse ambiente. O modelo proporciona ganhos em eficiência operacional, com a otimização e redução de até 60% nos prazos de certificação de novas tecnologias (hardware e software), prototipação, experimentação, provas de conceito, lançamentos e soluções de novos desafios. Além disso, proporciona condições favoráveis para conectar as áreas de negócios com as áreas de TI e parceiros de tecnologia, aproximando a Organização das fronteiras de tecnologias emergentes. Já foram concluídas 666 certificações e 159 POC’s.

inovabra internacional

No início de 2018, inauguramos o inovabra internacional, programa estruturado em um ambiente de inovação sediado em Nova York e com conexões em Londres, que funciona como um radar no ecossistema de inovação e empreendedorismo global. Um time de funcionários dedicado trabalha em um espaço colaborativo em parceria com uma empresa especializada e 8 bancos globais, visando identificar soluções que agreguem valor aos negócios da Organização e acompanhar tendências de novos modelos de negócios, tecnológicas e comportamentais. Mais de 1.500 startups já foram avaliadas e 38 cases de inovação foram finalizados ou estão em andamento no inovabra lab, inovabra polos e inovabra startups.

inovabra habitat e plataforma digital hub

Em fevereiro de 2018, lançamos o inovabra habitat, um prédio com mais de 22 mil m², situado no grande centro econômico, de inovação e cultural da cidade de São Paulo – entre a avenida Angélica e a rua da Consolação, próximo à avenida Paulista, onde, grandes empresas, startups, investidores e mentores trabalham de forma colaborativa para coinovar e gerar negócios. Com mais de 174 startups e 78 grandes empresas, totalizando mais de 1,2 mil pessoas trabalhando de forma colaborativa para inovar. Mais de 430 contratos foram fechados entre as empresas e startups residentes do espaço, sendo que 23 contratos foram entre o Bradesco e startups. Além de fomentar o universo de empreendedorismo no Brasil e a cultura de inovação nas organizações, o habitat tende a contribuir com o País na busca por uma posição de maior protagonismo na inovação global. Desde setembro de 2020 o modelo de engajamento do inovabra habitat foi ampliado também para o digital. O novo formato, complementar ao físico, pode abrigar startups e empresas de todo o país, que queiram ter acesso à inovação aberta. A busca e conexão com outras startups de várias regiões do Brasil, para acessar oportunidades de negócio com o Bradesco e empresas parceiras do Banco, também é realizada através da plataforma digital inovabra hub. Atualmente são mais de 2,6 mil startups cadastradas que podem ser analisadas para participarem de desafios de negócios específicos.

Saiba mais

Mais detalhes sobre o inovabra e todos os seus programas podem ser acessados em: www.inovabra.com.br

O inovabra amplia seu alcance de atuação por meio de parcerias com outros centros de inovação no Brasil.

Além dos habitantes alocados no espaço físico, o inovabra habitat estabelece parcerias com outros centros de inovação com o objetivo de conectar as demandas de negócios do Bradesco e das grandes empresas que têm relacionamento com o Banco com o empreendedorismo inovador distribuído nas várias partes do país.

Os parceiros são escolhidos a partir do seu potencial de conectar os empreendedores em sua área de atuação, em seus diversos segmentos, além da qualificação da sua rede em termos de capital humano, tecnologia e inovação. Os centros com este perfil recebem a qualificação de “Parceiros inovabra” e passam a fazer parte do ecossistema de inovação do Bradesco.

Atualmente os seguintes centros ACATE E Porto Digital são parceiros inovabra.

Premiações inovabra em 2020
  • Efma Innovation of the Month Fevereiro – Case M-Token
  • Prêmio Valor Inovação 2020:
    • 1ª posição – Bradesco no setor Bancos
    • 9º lugar no ranking 2020
  • World’s Best Financial Innovation Labs 2020 – Case: inovabra habitat
  • Prêmio Whow! de Inovação 2020:
    • Bradesco – 3° lugar na categoria bancos
    • Ágora Plataforma de investimentos – 3° lugar
  • Efma Innovation of the Month Maio – Case Speech Analytics – Central
  • As Melhores da Dinheiro 2020 – Bradesco 2° lugar na categoria bancos
  • Corporate Startup Stars Awards – Bradesco – inovabra
  • TOP 100 Open Corps – Bradesco – inovabra
  • Empresas mais 2020 – Bradesco 2° lugar no setor serviços financeiros- bancos comerciais
  • 16° Prêmio Relatório Bancário:
    • Eficiência Operacional – case Projeto Office 365°;
    • Inclusão Financeira – case Marketplace Bradesco.
    • Personalidade Financeira de Inovação 2020 –  Fernando Moraes de Freitas