Canais Digitais

Canais Digitais

De janeiro a setembro de 2023, mais de 98% das transações realizadas pelos nossos clientes aconteceram por meio dos Canais Digitais Bradesco. Entre a diversidade de canais existentes, o app Bradesco (pessoa física e pessoa jurídica) se destaca com aumento de 33% nas transações financeiras em relação ao mesmo período do ano anterior.

Estes dados refletem um novo perfil de cliente – mais digital, autônomo e exigente –, e a relevância dos nossos Canais Digitais na rotina dos clientes Bradesco. Contemplando atendimento, produtos e serviços, nossa atuação se reforça ao estarmos presentes onde o cliente prefere, no momento em que ele precisa, da forma e com as soluções que fazem sentido aos desejos e necessidades dele.

Ao entender o momento do cliente, abrimos caminho para a criação de jornadas intuitivas e personalizadas, principalmente com o uso de inteligência de dados. Para garantir a melhor experiência, usufruímos de uma área 100% dedicada: o Bradesco Experience (be.). São mais de 500 profissionais multidisciplinares que atuam em todos os canais de interação.

Mobile

Mobile Pessoa Física:

Os clientes Bradesco sempre fizeram uso ativo dos canais digitais, principalmente em decorrência da praticidade e segurança proporcionadas por eles. Atualmente, possuímos 25,5 milhões de clientes ativos no canal Mobile Pessoa Física, resultado que aponta crescimento de 4,2 milhões de clientes em dois anos (set/2023 x set/2021).

Considerando o movimento contínuo de evolução desses canais, nossa estratégia clientecentrista é reforçada com a ampliação e diversificação dos nossos produtos, serviços e soluções digitais.

Utilizando métricas, inteligência de dados e pesquisas quantitativas e qualitativas, identificamos e realizamos mudanças importantes, levando ainda mais praticidade e segurança às experiências dentro do canal Mobile PF.

Além de melhorar a experiência, o app Bradesco inova constantemente. Um exemplo é o novo menu de empréstimos que já soma 8,6 milhões de visualizações únicas de tela (de 01 julho a 30 setembro de 2023).

Entre os benefícios da inovação, estão a facilidade na comparação das ofertas de crédito, um maior entendimento dos produtos ideais para cada momento de vida do cliente, e a redução nos passos de contratação de crédito.

Destaques do 3T23:

  • Novo menu de Empréstimo – Personalização conforme as necessidades e o momento de vida do cliente. O novo menu traz simplicidade ao permitir que o cliente informe apenas o que busca, sem a necessidade de conhecer ou especificar os produtos. Considerando o perfil do cliente, apresentamos a melhor oferta para ele – taxas reduzidas, melhor prazo, produto mais adequado –, trazendo uma maior facilidade na comparação das ofertas de crédito e redução dos passos de contratação de crédito.
  • Mais novidades na área de Cartões – Reformulação da área de fatura dos cartões, com apresentação dos lançamentos em tempo real, versão em PDF e melhorias em usabilidade. A novidade já nos rende feedbacks positivos dos clientes, principalmente nas lojas de aplicativos, onde temos satisfação geral de 90%.
BIA

A inteligência artificial do Bradesco nasceu de forma pioneira no mercado financeiro brasileiro e completou 7 anos, sempre reinventando. Criada com o objetivo de facilitar a vida do cliente, a BIA começa a atuar como uma inteligência artificial generativa, mantendo o propósito de se tornar uma concierge, atuando de forma amigável, confiável e resolutiva.

A BIA auxilia o cliente de diversas formas: tira dúvidas sobre produtos e serviços, realiza transações bancárias, consulta saldo e limites de conta, lançamentos futuros, últimos lançamentos, extratos de até 10 anos e 2ª via de comprovante Pix, informa o Código IBAN, busca agências próximas por meio de geolocalização, envia notificações de investimentos, entre outros serviços.

Dentre tantas novidades, este ano a BIA será protagonista das doações do Teleton, promovido pela emissora de televisão SBT. Em sua participação, a BIA vai garantir ainda mais facilidade para a jornada e segurança na doação.

Melhor experiência

Além do site institucional, app Bradesco e WhatsApp, a BIA está no portal Ágora Investimentos, auxiliando os clientes em operações na Bolsa de Valores de São Paulo com informações como compra e venda de ações, agendamento de ordens, subscrição de ações e consulta e bloqueio de limites.

Pelo WhatsApp, ela ajuda o cliente com informações da conta e realiza transferências via Pix com envio de comprovante. Para garantir ainda mais segurança aos clientes, ela também utiliza o WhatsApp para entrar em contato com os clientes em casos de suspeita de fraude com cartão de crédito e em transações via Pix. Agilizando, assim, a manifestação e tratativa desses casos.

Ao receber e ler as perguntas dos usuários, ela avalia a melhor resposta em tempo real, interagindo de forma humanizada. A BIA também realiza 100% do primeiro atendimento das ligações recebidas pelo Fone Fácil Bradesco, entregando a melhor experiência e uma maior eficiência operacional.

A BIA desenvolve um papel importante na transformação digital do Bradesco e é um exemplo de iniciativa que tem gerado valor em vários aspectos, como em um melhor atendimento ao cliente e na automatização de processos. Nosso comprometimento é entregar a melhor experiência para os clientes e torná-los mais fãs da BIA.

Destaques do 3T23:

  • BIA Autônoma – Mais inteligência e liberdade no relacionamento com o cliente ao atuar de maneira ominichannel.
  • BIA generativa – Início da evolução dos motores de inteligência artificial com soluções generativas, além de cognição e linguagem natural.
Internet

Internet Pessoa Física:

Fomos pioneiros ao disponibilizar o acesso aos serviços financeiros por meio do internet banking Bradesco: uma solução que transformou nossa relação com os clientes, e que segue sendo uma importante fonte de informações e transações. Um pioneirismo que nos acompanha em nossos 80 anos, completados neste ano. Em 1996, fomos a primeira instituição financeira do Brasil a ter um endereço eletrônico na internet.

Nossa estrutura com endereços proprietários torna o acesso aos conteúdos mais prático e intuitivo. Ao digitar o nome de um segmento, nicho ou produto seguido de ‘.bradesco’, a pessoa é direcionada à página relacionada ao que está buscando.

Com domínio próprio (banco.bradesco), nos apresentamos como uma das poucas empresas brasileiras a ter um domínio de primeiro nível ou generic top-level domains (gTLDs) – iniciativa do ICANN (Internet Corporation for Assigned and Numbers), órgão responsável pelos protocolos de internet e que regulamenta os endereços na web mundial.

Nossa plataforma de comunicação é dividida em 2 principais eixos, são eles:

1. Site institucional (banco.bradesco) – Com conteúdo simplificado e linguagem objetiva, oferece acesso a informações e esclarecimentos sobre produtos e serviços financeiros variados, com o suporte de tutoriais em vídeos que facilitam a compreensão do conteúdo. Na home do portal também está disponível a contratação online de produtos da Organização e de parceiros, como cartões, consórcio, Losango, Cielo, entre outros, atendendo, inclusive, clientes que não têm conta corrente no Bradesco.

2. Internet banking Bradesco para serviços financeiros – Dispõe de mais de 500 produtos e serviços, permitindo que os clientes realizem consultas de extratos, pagamentos, transferências, investimentos e muito mais. Pode ser acessado por meio de senha e Chave de Segurança para correntistas, e por CPF e senha para não correntistas.

Net Empresa

Net Empresa Desktop e App:

O Bradesco Net Empresa é uma plataforma ofertada para pessoas jurídicas. Conhecida por sua variedade de produtos e serviços digitais que auxiliam empreendedores de todos os perfis – desde o MEI até as grandes corporações. Disponível 24 horas, todos os dias da semana, ela usufrui de toda robustez e segurança do Bradesco, e se apresenta em versões desktop e mobile.

Destaques do 3T23:

Dentro de uma evolução contínua, preparamos mais algumas facilidades e novidades!

Desktop e Mobile

  • Majoração de limite do Cheque Empresarial – Proporciona autonomia para o cliente, que pode contratar o Cheque Empresarial, além de aumentar ou reduzir o limite de crédito.
  • Consulta/exclusão de opt-in da agenda – Proporciona autonomia para o cliente efetuar a gestão da agenda de cartões para antecipação dos seus recebíveis.
  • Invest Fácil na abertura de contas – Permite que o cliente realize a contratação do Invest Fácil de maneira simples, no momento da abertura de contas.

Desktop

  • Plataforma de recebimento ASAAS – Viabiliza ao cliente efetuar o gerenciamento de cobrança com a possibilidade de contratação dos principais serviços de recebimentos em uma única jornada. Além disso, permite que o cliente controle os recebimentos e efetue as cobranças aos seus clientes, reduzindo a inadimplência de seus recebimentos.
Fone Fácil

O Fone Fácil Bradesco disponibiliza aos clientes, atendimento telefônico suportado por alta tecnologia e excelência. Por meio do atendimento eletrônico é possível realizar serviços financeiros, contratar produtos, obter informações e ainda consultar e realizar transações, como pagamento de contas, transferências bancárias e interbancárias, empréstimos, investimentos, entre outros.

O Atendimento Eletrônico está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, e conta com um sofisticado sistema que interpreta as solicitações dos clientes por comando de voz, proporcionando praticidade, comodidade e segurança.

No Atendimento Personalizado, disponível de segunda à sexta, das 7h às 22h e sábados, das 9h às 15h contamos com especialistas financeiros altamente capacitados, proporcionando a melhor experiência para o cliente. Já os serviços emergenciais como cancelamentos por motivos de fraude/golpe e furto/roubo de cartões e/ou celular, ficam disponíveis no  atendimento personalizado, 24 horas, 7 dias por semana.

Autoatendimento

Focando em inovação, evolução e disponibilidade, as máquinas de autoatendimento visam facilitar o dia a dia de nossos clientes, contando com capilaridade e jornadas intuitivas.

Atualmente são mais de 44 mil máquinas ativas, distribuídas entre Rede Própria (20.010) e Rede compartilhada – Banco24Horas (24.109). Todas as máquinas são equipadas com leitor biométrico, trazendo mais segurança e praticidade para transações sem cartão.

Nosso parque de máquinas possui também máquinas recicladoras, visando maior eficiência e redução de custos, por dispensarem o uso de envelopes. Atualmente são 8.551 máquinas que operam com reciclagem de cédulas, o que possibilita o depósito em dinheiro com crédito imediato na conta do favorecido. Esta funcionalidade contribui também com a sustentabilidade assim como o envio de comprovantes por e-mail. Desde 2022, o depósito em dinheiro sem envelope também foi disponibilizado nas 3.697 máquinas recicladoras do Banco24Horas.

Pensando na experiência de nossos clientes, possuímos também funcionalidades disruptivas, como compra de dólar e euro (com mais de 116 máquinas) – câmbio de 2 moedas em uma só máquina – com participação representativa nas operações de Câmbio. Em 2021, também implantamos o Cofre Virtual, no qual o cliente tem autonomia para a compra de moeda estrangeira pelo App Bradesco e retirada nas BDNs. Isso só reforça nosso olhar end-to-end para promover, ao cliente, a melhor experiência em todos os seus pontos de interação.

Além disso, desde 2020 os procuradores passaram a ter maior autonomia nas movimentações de clientes pessoa física, com a possibilidade de acesso as máquinas de autoatendimento, podendo realizar transações de forma intuitiva e segura por meio de cadastro de biometria e senha de 6 dígitos exclusivas. O projeto foi ganhador do Prêmio Smart 2023.

São mais de 52 anos de autoatendimento e busca constante por evolução, para que assim, possamos manter nossas máquinas ativas onde o cliente precisar.

Redes Sociais

Numa sociedade cada vez mais conectada, a participação ativa do Bradesco em redes sociais é condição para sustentação do negócio ao longo do tempo, na medida em que possibilita o diálogo direto e ágil com clientes e, em última instância, com a sociedade.

O Bradesco, de forma pioneira e inovadora, atua nas principais redes sociais desde 2009, e se tornou uma referência de mercado. Com foco em comunicação, relacionamento, cocriação de conteúdo e ativação de negócios, as redes sociais são um meio cada vez mais estratégico para encantar, atrair clientes e manter relacionamento, além de promover impacto positivo através de conversações sobre diversidade, inclusão, representatividade, equidade, pluralidade e respeito.

Estamos presentes no Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, Spotify, YouTube e Tik Tok.

Temos uma equipe de especialistas que interagem com clientes e não clientes, 24h por dia, e que trazem a voz das pessoas para a própria criação de conteúdo ativo. Outra frente importante, que estabelece relacionamento e diálogo com os usuários é o trabalho co-criado com criadores de conteúdos digitais, como influenciadores e youtubers, alcançando as pessoas de forma verdadeira e aumentando o potencial de disseminação da informação.