Canais Digitais

Canais Digitais

Para nós, o cliente vem primeiro. Por isso, estamos onde ele prefere, quando ele precisa, da forma e com as soluções que fazem sentido aos desejos e necessidades dele. Nos mantemos conectados aos clientes ao acompanhar as tendências de mercado e suas mudanças de comportamento. Isso nos ajuda a entregar a melhor solução por meio da melhor experiência.

Cada vez mais digitais, os clientes buscam por autonomia e personalização e, nos Canais Digitais Bradesco, eles encontram toda a praticidade e customização que buscam.

Nossos Canais Digitais foram utilizados em mais de 98% das transações realizadas pelos nossos clientes de janeiro a março de 2024. Entre a diversidade de canais existentes, o app Bradesco (pessoa física e pessoa jurídica) se destaca, com aumento de 34% nas transações financeiras em relação ao mesmo período do ano anterior.

Como sabemos o que é melhor para os clientes?

Para promover a melhor experiência, usufruímos de uma área 100% dedicada: o Bradesco Experience (be.). Nela, profissionais multidisciplinares atuam em todos os canais de interação, utilizando de inteligência de dados para criar jornadas e soluções intuitivas, personalizadas e adequadas ao momento de vida do cliente.

Mobile

Mobile Pessoa Física:

Nossos clientes sempre fizeram uso ativo dos Canais Digitais Bradesco, principalmente em decorrência da praticidade e segurança proporcionadas por eles. Com a aceleração tecnológica, o canal mobile pessoa física ganhou ainda mais relevância. Atualmente, são 26,2 milhões de clientes ativos, um crescimento de 3,6 milhões de clientes em dois anos (mar/2024 x mar/2022).

Considerando esse movimento contínuo de evolução, nossa estratégia de manter o foco no cliente é reforçada pela ampliação e diversificação dos nossos produtos, serviços e soluções digitais.

Utilizando métricas, inteligência de dados, pesquisas quantitativas e qualitativas, identificamos e realizamos atualizações importantes, levando ainda mais praticidade e segurança às experiências dentro do canal mobile pessoa física.

BIA

Entre os assuntos mais comentados no mundo inteiro, a inteligência artificial não é uma novidade para nós. Somos o primeiro banco brasileiro a trabalhar com uma IA. Lançada em 2016, a BIA – Bradesco Inteligência Artificial – foi desenvolvida com o objetivo de facilitar a vida dos nossos clientes, auxiliando de diversas formas.

Nossa IA tira dúvidas sobre produtos e serviços, realiza transações bancárias, consulta saldo,  limites de conta, lançamentos futuros, últimos lançamentos, extratos de até 10 anos, envia 2ª via de comprovante Pix, busca agências próximas por meio de geolocalização, envia notificações de investimentos e suspeita de fraude, entre muitos outros serviços.

E não para por aí. Com o propósito de se tornar uma concierge para o cliente, se relacionando de forma amigável, confiável e resolutiva, a BIA passa também a atuar como uma inteligência artificial generativa.

Melhor experiência

Além do site institucional, app Bradesco e WhatsApp, a BIA está no portal Ágora Investimentos, auxiliando os clientes em operações na Bolsa de Valores de São Paulo com informações como compra e venda de ações, agendamento de ordens, subscrição de ações, consulta e bloqueio de limites.

Pelo WhatsApp, ela ajuda o cliente com informações da conta e realiza transferências via Pix com envio de comprovante. Para garantir ainda mais segurança aos clientes, ela também utiliza o aplicativo de mensagens para entrar em contato com os clientes em casos de suspeita de fraude com cartão de crédito e em transações via Pix, inclusive com QR Code. Agilizando, assim, a manifestação e tratativa desses casos.

Ao receber e ler as perguntas dos usuários, ela avalia a melhor resposta em tempo real, interagindo de forma humanizada. A BIA também realiza 100% do primeiro atendimento das ligações recebidas pelo Fone Fácil Bradesco, entregando a melhor experiência e uma maior eficiência operacional.

Marcada por avanços significativos, a BIA vai avançar ainda mais. Ela será inserida como primeiro atendimento ao cliente, papel fundamental na melhoria da experiência dos nossos clientes e usuários, tendo um canal exclusivo de entrada. Além disso, demos início às interações da BIA com a inteligência artificial generativa, entregando um atendimento mais personalizado, eficiente e satisfatório.

Essas inovações tecnológicas impulsionam a constante evolução da BIA, tornando-a mais eficaz e alinhada às expectativas dos consumidores e ao nosso comprometimento de entregar o melhor atendimento aos clientes.

Destaques do 1T24:

  • Aviso de suspeita de fraudes via QR Code – Sempre evoluindo, além de comunicar o cliente em casos de suspeita de fraude para Pix e cartão de crédito, a BIA passou a comunicar o cliente pessoa física em casos de suspeita de fraudes em transações Pix via QR Code.
  • Aviso de suspeita de fraudes Pix para clientes PJ – Cada vez mais presente no dia a dia dos clientes PJ, a BIA utiliza o WhatsApp para alertar, em tempo real, quando houver uma movimentação suspeita em transações Pix feita nos canais digitais. Dessa forma, clientes MEI e ME ganham a possibilidade de legitimar, ou não, a transação.
  • Desbloqueio de cartões de crédito – Nossa inteligência artificial ainda mais resolutiva. Agora, a BIA agiliza o desbloqueio de cartão de crédito com um fluxo conversacional, sem menus e filas de espera. Com a novidade, o cliente ganha praticidade ao não precisar se deslocar em um horário determinado para realizar o desbloqueio.
Internet

Internet Pessoa Física:

Transformamos nossa relação com os clientes com o internet banking Bradesco. A solução, disponibilizada de forma pioneira por nós, permite que os clientes acessem suas informações financeiras e realizem transações de forma prática, intuitiva e segura. Ao digitar o nome de um segmento, nicho ou produto seguido de ‘.bradesco’, o cliente é direcionado à página relacionada ao que está buscando.

Com domínio próprio (banco.bradesco), nos apresentamos como uma das poucas empresas brasileiras a ter um domínio de primeiro nível ou generic top-level domains (gTLDs) – iniciativa do ICANN (Internet Corporation for Assigned and Numbers), órgão responsável pelos protocolos de internet e que regulamenta os endereços na web mundial.

Nossa plataforma de comunicação é dividida em 2 principais eixos, são eles:

1. Site institucional (banco.bradesco) – Com conteúdo simplificado e linguagem objetiva, oferece informações e esclarecimentos sobre produtos e serviços financeiros variados, com o suporte de tutoriais em vídeos que facilitam a compreensão do conteúdo. Na home do portal também está disponível a contratação online de produtos da Organização e de parceiros, como cartões, consórcio, Losango, Cielo, entre outros, atendendo, inclusive, clientes que não têm conta corrente no Bradesco.

2. Internet banking Bradesco para serviços financeiros – Dispõe de mais de 500 produtos e serviços, permitindo que os clientes realizem consultas de extratos, pagamentos, transferências, investimentos e muito mais. Pode ser acessado por meio de senha e Chave de Segurança para correntistas, e por CPF e senha para não correntistas.

Net Empresa

Net Empresa Desktop e App:

Ofertada para clientes pessoa jurídica, a plataforma Bradesco Net Empresa possui grande variedade de produtos e serviços digitais. Auxiliando empreendedores de todos os perfis, desde o MEI até as grandes corporações, ela usufrui da robustez e segurança do Bradesco em suas versões desktop e mobile.

Destaques do 1T24:

Net Empresa Desktop

  • Mais liberdade no Family Office – As empresas de Family Offices, contratadas pelos clientes de elevado patrimônio, agora podem usufruir do Net Empresa para executar transações de forma segura e rastreável, podendo efetuar a gestão de patrimônio familiar ao utilizar serviços de investimentos, realizar transferências bancárias e interbancárias, pagamentos, consultar saldos/extratos e informe de rendimentos.

Net Empresa App

  • Invest Fácil para todos os clientes – Antes ofertado somente durante a jornada de abertura de conta, agora o produto pode ser contratado pelo cliente diretamente no aplicativo Net Empresa. O Invest Fácil oferece a facilidade de investir automaticamente todos os recursos disponíveis em conta corrente.

Net Empresa App e Desktop

  • Melhorias de acesso – Nova jornada de recuperação de usuário e troca de senha, resultando em mais agilidade no acesso à conta corrente e aos serviços disponíveis no aplicativo Net Empresa, sem a necessidade de entrar em contato com a Central de Atendimento ou com a Agência. Já na versão desktop, os clientes PJ ganharam mais uma facilidade: um atalho na área de login que direciona para a jornada de alteração de usuário.
Fone Fácil

O Fone Fácil Bradesco disponibiliza aos clientes, atendimento telefônico suportado por alta tecnologia e excelência. Por meio do atendimento eletrônico é possível realizar serviços financeiros, contratar produtos, obter informações e ainda consultar e realizar transações, como pagamento de contas, transferências bancárias e interbancárias, empréstimos, investimentos, entre outros.

O Atendimento Eletrônico está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, e conta com um sofisticado sistema que interpreta as solicitações dos clientes por comando de voz, proporcionando praticidade, comodidade e segurança.

No Atendimento Personalizado, disponível de segunda à sexta, das 7h às 22h e sábados, das 9h às 15h contamos com especialistas financeiros altamente capacitados, proporcionando a melhor experiência para o cliente. Já os serviços emergenciais como cancelamentos por motivos de fraude/golpe e furto/roubo de cartões e/ou celular, ficam disponíveis no atendimento personalizado, 24 horas, 7 dias por semana.

Autoatendimento

Focando em inovação, evolução e disponibilidade, as máquinas de autoatendimento visam facilitar o dia a dia de nossos clientes, contando com capilaridade e jornadas intuitivas.

Atualmente são mais de 42 mil máquinas ativas, distribuídas entre Rede Própria (18.608) e Rede compartilhada – Banco24Horas (24.133). Todas as máquinas são equipadas com leitor biométrico, para mais segurança e praticidade para transações com e sem cartão.

Nossa rede de autoatendimento possui máquinas recicladoras, para maior eficiência e redução de custos. Hoje são 8.210 máquinas que operam com reciclagem de cédulas na Rede Própria, o que possibilita o depósito em dinheiro com crédito imediato na conta do favorecido.

Desde 2022, o serviço de depósito em dinheiro sem o uso de envelope foi disponibilizado em 3.633 máquinas do Banco24Horas.

Visando a sustentabilidade, o canal disponibiliza depósitos em cheques sem a necessidade do uso de envelopes e, também, o envio de comprovantes por e-mail.

Pensando na experiência de nossos clientes, temos funcionalidades disruptivas, como compra de dólar e euro (com mais de 115 máquinas) – com participação representativa nas operações de Câmbio. Em 2021, implantamos o Cofre Virtual, no qual o cliente tem autonomia para a compra de moeda estrangeira pelo App Bradesco e retirada nas máquinas de autoatendimento, o que reforça nosso olhar end-to-end para promover, ao cliente, a melhor experiência em todos os seus pontos de interação.

Além disso, desde 2020 os procuradores passaram a ter maior autonomia nas movimentações de clientes pessoa física, com a possibilidade de acesso as máquinas de autoatendimento, podendo realizar transações de forma intuitiva e segura por meio de cadastro de biometria e senha de 6 dígitos exclusivas. O projeto foi ganhador do Prêmio Smart 2023.

São mais de 52 anos de autoatendimento e busca constante por evolução, para que assim, possamos manter nossas máquinas ativas onde o cliente precisar.

Redes Sociais

Numa sociedade cada vez mais conectada, a participação ativa do Bradesco em redes sociais é condição para sustentação do negócio ao longo do tempo, na medida em que possibilita o diálogo direto e ágil com clientes e, em última instância, com a sociedade.

O Bradesco, de forma pioneira e inovadora, atua nas principais redes sociais desde 2009, e se tornou uma referência de mercado. Com foco em comunicação, relacionamento, cocriação de conteúdo e ativação de negócios, as redes sociais são um meio cada vez mais estratégico para encantar, atrair clientes e manter relacionamento, além de promover impacto positivo através de conversações sobre diversidade, inclusão, representatividade, equidade, pluralidade e respeito.

Estamos presentes no Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, Spotify, YouTube e Tik Tok.

Temos uma equipe de especialistas que interagem com clientes e não clientes, 24h por dia, e que trazem a voz das pessoas para a própria criação de conteúdo ativo. Outra frente importante, que estabelece relacionamento e diálogo com os usuários é o trabalho co-criado com criadores de conteúdos digitais, como influenciadores e youtubers, alcançando as pessoas de forma verdadeira e aumentando o potencial de disseminação da informação.