Acessibilidade
Acessibilidade
No Bradesco acessibilidade é um compromisso voltado a aproximar pessoas, tornar a vida mais simples e fácil, viabilizar operações bancárias por meio de um sinal ou de um clique. Por isso, preparamos nossos canais digitais para a melhor experiência ao cliente. Essa é uma das formas de tratar a diversidade para oferecer a melhor experiência.
Há diversos projetos, iniciativas e ações com foco na conexão com comunidades, empoderamento e minimização de barreiras para o acesso à informação, bancarização e inclusão digital.
São eles:
Inovação
Bradesco Digital Libras
Ferramenta pioneira no setor bancário, que permite ao cliente surdo se comunicar com o gerente na agência por meio de vídeo-chat em Libras. Foi implantada ao longo de 2019 em 220 agências Bradesco, espalhadas pelo Brasil. Em 2020, nossos esforços estarão direcionados para a disponibilização às demais agências de nossa rede.
Nosso principal motivador foi entregar uma solução que melhora a experiência no relacionamento entre o cliente com deficiência auditiva e o gerente da agência. Trata-se de uma parcela expressiva da população que, no Brasil, é representada por 14% – segundo dados do OMS (Organização Mundial da Saúde).
Saiba mais em: https://banco.bradesco/inovacao/acessibilidade.shtm
Canais Digitais
A transformação digital é desafiadora, e quando o assunto é acessibilidade, o comprometimento precisa ser ainda maior.
Nesse contexto, a experiência do usuário precisa ser respeitada e adaptada à maneira que ele preferir, independente dos recursos que esteja utilizando. Por isso, alguns grupos precisam ser levados em consideração para que a jornada seja a mais democrática possível.
Aqui, nossos sites e aplicativos passam por análises minuciosas para avaliar a aderência de acessibilidade. Com isso, tornamos mais amigável e intuitiva as interfaces e a experiência de acesso à conta por usuários que utilizam recursos assistidos.
O cliente também conta com serviços facilitadores como a BIA, InfoCelular/e-mail, DDA, entre outros. E oferecemos soluções de Acessibilidade, disponíveis gratuitamente a clientes Bradesco e/ou à comunidade:
- Extrato consolidado mensal, gabarito para preenchimento de cheque e porta-cartão em braile/fonte ampliada;
- Dispositivo de segurança que gera e verbaliza senhas numéricas;
- Recurso de tradução em Libras no site banco.bradesco;
- Autoatendimento com software leitor de telas, marcações táteis e tradução em Libras;
- Acessibilidade arquitetônica nas agências;
- Entre outros.
Algumas das nossas ações:
Projeto Fidelize – oferecemos, sob demanda, atendimento personalizado e acessibilidade aos clientes durante o processo de abertura de conta.
Capacitação e engajamento interno
Treinamento
Os funcionários Bradesco têm uma gama de treinamentos voltada para o seu desenvolvimento em diversas plataformas da Organização. Inclusão e Acessibilidade são fatores relevantes e ingredientes fundamentais no processo de formação desses profissionais. Por isso, nosso trabalho é engajar, conectar e apoiar esses profissionais dividindo conhecimentos. Até o momento, mais de 7 mil funcionários foram alcançados para temática. Isto traz diversos ganhos, principalmente, no relacionamento com o cliente e na oferta de produtos e serviços que atendam suas expectativas.
Workshop Acessibilidade Aplicada
Nossa missão é promover a inclusão digital, ampliando o alcance a produtos e serviços bancários de maneira democrática. Cada profissional, dentro da sua atividade, é peça chave para essa construção.
Aqui o participante é convidado a se perceber como pertencente nesse processo, pois a acessibilidade precisa estar presente nos projetos entregues, na exploração da jornada e, antes de tudo, em sua especificação.
Além de aspectos conceituais, de sensibilização e atividades práticas, esse treinamento tem o objetivo de “formar” embaixadores da inclusão, da qual sua responsabilidade é gerar uma rede conectada, que se dedique a ampliar a temática em seu dia a dia profissional.