Acessibilidade

Acessibilidade

No Bradesco acessibilidade é um compromisso voltado a aproximar pessoas, tornar a vida mais simples e fácil, viabilizar operações bancárias por meio de um sinal ou de um clique. Por isso, preparamos nossos canais digitais para a melhor experiência ao cliente. Essa é uma das formas de tratar a diversidade para oferecer a melhor experiência.

Há diversos projetos, iniciativas e ações com foco na conexão com comunidades, empoderamento e minimização de barreiras para o acesso à informação, bancarização e inclusão digital.

São eles:

Inovação

Bradesco Digital Libras
Ferramenta pioneira no setor bancário, que permite ao cliente surdo se comunicar com o gerente na agência por meio de vídeo-chat em Libras. Foi implantada ao longo de 2019 em 220 agências Bradesco, espalhadas pelo Brasil. Em 2020, nossos esforços estarão direcionados para a disponibilização às demais agências de nossa rede.

Nosso principal motivador foi entregar uma solução que melhora a experiência no relacionamento entre o cliente com deficiência auditiva e o gerente da agência. Trata-se de uma parcela expressiva da população que, no Brasil, é representada por 14% – segundo dados do OMS (Organização Mundial da Saúde).

Saiba mais em: https://banco.bradesco/inovacao/acessibilidade.shtm

Canais Digitais

A transformação digital é desafiadora, e quando o assunto é acessibilidade, o comprometimento precisa ser ainda maior.
Nesse contexto, a experiência do usuário precisa ser respeitada e adaptada à maneira que ele preferir, independente dos recursos que esteja utilizando. Por isso, alguns grupos precisam ser levados em consideração para que a jornada seja a mais democrática possível.

Aqui, nossos sites e aplicativos passam por análises minuciosas para avaliar a aderência de acessibilidade. Com isso, tornamos mais amigável e intuitiva as interfaces e a experiência de acesso à conta por usuários que utilizam recursos assistidos.

O cliente também conta com serviços facilitadores como a BIA, InfoCelular/e-mail, DDA, entre outros. E oferecemos soluções de Acessibilidade, disponíveis gratuitamente a clientes Bradesco e/ou à comunidade:

  • Extrato consolidado mensal, gabarito para preenchimento de cheque e porta-cartão em braile/fonte ampliada;
  • Dispositivo de segurança que gera e verbaliza senhas numéricas;
  • Recurso de tradução em Libras no site banco.bradesco;
  • Autoatendimento com software leitor de telas, marcações táteis e tradução em Libras;
  • Acessibilidade arquitetônica nas agências;
  • Entre outros.

Algumas das nossas ações:

Projeto Fidelize – oferecemos, sob demanda, atendimento personalizado e acessibilidade aos clientes durante o processo de abertura de conta.

Capacitação e engajamento interno

Treinamento
Os funcionários Bradesco têm uma gama de treinamentos voltada para o seu desenvolvimento em diversas plataformas da Organização. Inclusão e Acessibilidade são fatores relevantes e ingredientes fundamentais no processo de formação desses profissionais. Por isso, nosso trabalho é engajar, conectar e apoiar esses profissionais dividindo conhecimentos. Até o momento, mais de 7 mil funcionários foram alcançados para temática. Isto traz diversos ganhos, principalmente, no relacionamento com o cliente e na oferta de produtos e serviços que atendam suas expectativas.

Workshop Acessibilidade Aplicada
Nossa missão é promover a inclusão digital, ampliando o alcance a produtos e serviços bancários de maneira democrática. Cada profissional, dentro da sua atividade, é peça chave para essa construção.

Aqui o participante é convidado a se perceber como pertencente nesse processo, pois a acessibilidade precisa estar presente nos projetos entregues, na exploração da jornada e, antes de tudo, em sua especificação.

Além de aspectos conceituais, de sensibilização e atividades práticas, esse treinamento tem o objetivo de “formar” embaixadores da inclusão, da qual sua responsabilidade é gerar uma rede conectada, que se dedique a ampliar a temática em seu dia a dia profissional.