FAQ

FAQ - do inglês Frequently Asked Questions, ou Perguntas Mais Frequentes.

A experiência do relacionamento entre as empresas de capital aberto, seus acionistas, investidores e o mercado de capitais de uma maneira geral mostra que muitas dúvidas tornam-se bastante disseminadas entre os vários públicos.


Por isso, e para facilitar e agilizar cada vez mais e consulta e o contato com os interessados, é comum também essas empresas desenvolverem em seus sites uma área como essa, denominada FAQ - do inglês Frequently Asked Questions, ou Perguntas Mais Frequentes.


Basta escolher um assunto e clicar para obter a resposta desejada.

Ordenado por

O Conselho de Administração do Bradesco autoriza a aquisição de ações ON e PN. Os programas ficam aberto por até 1 ano, podendo ser renovados ou não. As ações recompradas ficam em Tesouraria, podendo ser canceladas ou alienadas.

Conforme instruções da Comissão de Valores Mobiliários Nº 310 de 9.7.1999 e Nº 333 de 6.4.2000, a atualização de cadastro deve ser efetuada mediante ordem escrita do titular das ações. Para isso, o Bradesco disponibiliza em sua rede de Agências modelo específico (Cadastro de Acionista) para efetuar a atualização, que deve ser preenchido e apresentado juntamente com os seguintes documentos: Pessoa Física: cópia autenticada do documento de identidade, CPF e Comprovante de Residência. Pessoa Jurídica: cópia autenticada do CNPJ/MF, contrato ou estatuto social consolidado e atualizado, ata que elegeu a Diretoria em exercício. Os sócios, gerentes ou diretores com poderes para representar a sociedade devem apresentar cópia autenticada do Documento de Identidade e CPF. Nos casos de representação, será necessária a apresentação do respectivo instrumento de mandato público e as cópias autenticadas do(s) documento(s) de Identidade e do(s) CPF(s) do(s) procurador(es).
Acesse a Área de Renda Variável no site de Relações com Investidores e clique em Cotações e Índices.
As ações ordinárias dão direito a voto, enquanto as preferenciais não. Por outro lado, as ações preferenciais tem direito a um adicional de 10% de juros sobre Capital Próprio e Dividendos em relação as ordinárias.
Os dividendos e/ou Juros sobre Capital Próprio podem ser recebidos por meio de crédito em conta corrente de qualquer instituição bancária integrante do sistema de compensação. Caso o acionista não possua conta em Banco, seus direitos podem ser recebidos em uma de nossas agências mediante apresentação dos documentos de identificação.

Por meio de uma corretora de ações, como a Bradesco Corretora S.A., Telefone 11 2178-5757.

O acionista do Banco Bradesco recebe no endereço cadastrado o Extrato de Movimentação de Ações Escriturais, que é enviado automaticamente quando existir movimentações ou qualquer registro no sistema por: Alteração Cadastral Movimentação de Custódia Bonificação Desdobramento Subscrição Outros eventos Mesmo não existindo movimentação durante o ano, será enviado o Demonstrativo de Ações Escriturais para Declaração de Rendimentos. Portanto, é essencial que o acionista mantenha atualizado o seu cadastro no Banco Bradesco para poder receber, no endereço de sua preferência, informações sobre suas movimentações. Uma segunda via das demonstrações também pode ser solicitada em qualquer agência Bradesco.

As ações do Bradesco são negociadas em Reais na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), em dólares no formato de American Depositary Receipts - Nível II (ADRs) na Bolsa de Valores de Nova Iorque e em euros na Latibex - Bolsa de Madrid. Os códigos de negociação das ações do Bradesco são : BBDC 3(ON) e BBDC 4(PN) - Bovespa; BBD(PN) e BBDO(ON) - ADR Nível II em Nova Iorque; XBBDC - Latibex (Bolsa de Madrid).
Sim, após a liquidação financeira da compra, as ações ficarão livres para negociação.
É um certificado negociado nos Estados Unidos que representa a titularidade de ações de companhias não americanas. Os ADRs são precificados e negociados em dólares no mercado de ações americano. Além disso, o pagamento dos dividendos referentes a estas ações é feito em dólares. Os ADRs foram criados para facilitar a negociação, por investidores americanos, de ações de companhias não americanas.
Os emissores de ADRs são tipicamente as grandes companhias multinacionais. Qualquer empresa não americana interessada em aumentar o capital ou sua base de acionistas americanos pode emitir ADR.
O conceito da DR (Depositary Receipt) também funciona em mercados fora dos Estados Unidos. Os GDRs (Global Depositary Receipts), por exemplo, são DRs oferecidos aos investidores em dois ou mais países fora do país de origem da companhia.
Um ADR pode representar, uma, mais de uma ou uma fração de ação. A relação entre o ADR e a ação é conhecida como ratio. O ratio do Bradesco é de 1:1 (um para um).
O depositário, é um banco provedor de serviços de transferência de ações em conjunto com um programa depositário de recibos, incluindo a emissão e cancelamento de ADRs, manutenção de registro dos acionistas, distribuição dos dividendos pagos em dólares, serviços de AGO e execução de atividades da companhia.
Um ADR permite a diversificação da carteira de ações através de títulos estrangeiros. Adicionalmente, o ADR é negociado e liquidado de acordo com a regulação do mercado americano. Se um ADR é listado em bolsa, o investidor também é beneficiado pela disponibilidade imediata de informações de preço e negociação.
Os ADRs são negociados na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) e também na Nasdaq. Os ADRs também são negociados no Mercado de Balcão (Over the Counter - OTC). As corretoras podem acessar informações sobre ações em negociação na OTC através da Agência Nacional de Cotação (National Quotation Bureau's - NQB) "Pink Sheets" ou através do OTC Bulletin Board. A negociação é feita pelos formadores de mercados de cada setor. Em 21 de novembro de 2001, o Banco Bradesco listou com sucesso seus ADRs(PN) na NYSE, com o ticker BBD, aumentando a transparência para os investidores, com demonstrações financeiras em US GAAP e aumento na liquidez das ações do Banco. Em 13 de março de 2012, listou seus ADRs (ON), com o ticker BBDO.
A compra pode ser feita através de uma corretora, assim como as ações americanas.
Telefone: 1-888-BNY-ADRS (1-888-269-2377) E-mail: shrrelations@bnymellon.com

BNY MELLON – Depositary Receipts 240, Greenwich Street/ New York, NY 10286 USA Telefone: 1 412-234-5000