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Capital Humano

A base de sustentação dos negócios da Organização Bradesco é reconhecer o valor do desempenho e do potencial realizador das pessoas.
 
Nosso modelo de Gestão de Recursos Humanos está pautado na excelência, no respeito e na transparência em nossas relações, no contínuo investimento no desenvolvimento e no compartilhamento do conhecimento e valorização do ser humano, sem discriminação.
 
Acreditamos em nossa capacidade de promover crescimento sustentado para as pessoas e por meio delas. 
Proporcionamos aos nossos funcionários oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal contínuo, em um ambiente saudável, seguro e ético, onde há clareza sobre os compromissos e objetivos do Banco.
Mesmo antes que nossos princípios pudessem ser compartilhados por meio do Código de Ética Corporativo da Organização Bradesco, as linhas mestras que orientam nossa política de relacionamento e desempenham um papel fundamental no processo de fortalecimento da cultura organizacional já eram descritas em nosso Regulamento Interno, criado em 1944. Desde então, o código vem se atualizando e é entregue ao funcionário no ato de sua admissão, para servir como Guia Prático de Conduta Pessoal e Profissional, a ser utilizado por todos em suas interações e decisões diárias, tornando explícitos nossos princípios e afirmando nossos valores.
 
O Bradesco, pelo exemplo e pelos sólidos caráter e cultura da Organização, procura inspirar, apoiar e contribuir com seus funcionários na construção e no reconhecimento de suas crenças e valores pessoais, que, ao serem compartilhados, contribuem para a elaboração de propósitos.
Para o Bradesco, bons resultados são consequência de um trabalho alinhado aos valores e propósito individuais e à estratégia organizacional que, somados a um efetivo protagonismo da carreira de cada um dos funcionários, direciona ações e estimula a persistência na realização dos sonhos e desafios diários.
Incentivamos nossos profissionais a superarem seus limites e estimulamos sua criatividade em busca de soluções, visando à autorrealização, satisfação dos clientes e a expansão dos negócios.
Atuamos como um Banco de Carreira, no qual os funcionários ingressam em cargos iniciais e, por meio de oportunidades de desenvolvimento, planejam suas carreiras e têm acesso a todos os níveis hierárquicos.
Isso é fator motivador para todo o quadro, estimulando a busca incessante por conhecimento e atualização. Além disso, nossa atuação se expande continuamente por todo o País, possibilitando novas oportunidades de trabalho em todos os segmentos do Bradesco.
 
Dessa forma, o êxito profissional de um colaborador está intimamente vinculado ao seu esforço e dedicação.
 
Acreditamos que equipes altamente capacitadas e com oportunidades para construírem consistentes carreiras superam metas e apresentam excelentes resultados, além de contribuírem decisivamente para a solidez da marca da Organização e para o alcance de suas estratégias de mercado.

 

Um Banco que possui, por meio de seus clientes e parceiros, uma estratificação que é a própria expressão da estrutura social brasileira, tem como fundamental compromisso o respeito à diversidade cultural e étnica do País, a qual faz parte de sua visão estratégica, conduzindo a um significativo desempenho organizacional.
 

Gestão de Pessoas

Contamos com uma equipe de Gestão de Pessoas que tem como objetivo conhecer o capital humano da Organização com o intuito de auxiliar na adequada alocação dos profissionais nas diversas funções existentes e contribuir com a capacitação individual e das equipes.
 
Por meio de metodologias específicas, são realizados processos que tem como alicerce a análise detalhada das competências e do desempenho dos profissionais que compõem nosso quadro.
 
A partir destas informações, o Departamento de Recursos Humanos, em conjunto com os líderes de equipe, estabelecem ações voltadas para o aprimoramento do potencial e também para a melhoria do desempenho individual. Estes insumos também são aplicados no processo sucessório e na definição de Soluções de Aprendizagem, na prática constante de feedbacks, ao estabelecer Planos de Desenvolvimento Individuais, que motivam e norteiam novos desafios e nas ações direcionadas para o engajamento de talentos.
 
Em 2014, atingimos a marca de 100% do quadro de funcionários avaliados pelo processo de Mapeamento de Competências, sendo que, desde 2003, já foram realizados mais de 404,5 mil processos focados na identificação das competências. Somente no ano de 2017, mais de 92 mil pessoas foram avaliadas pelo Departamento de Recursos Humanos para garantir que a Organização possua os dados mais recentes das suas equipes.
 
Foi implantada, em 2017, a avaliação comportamental em que os líderes avaliam os funcionários e estes se autoavaliam, proporcionando, assim, um processo de feedback com foco no desenvolvimento, reconhecimento e alinhamento. Nestes três primeiros trimestres foram realizadas mais de 189 mil avaliações, que propiciaram a reflexão sobre as próprias competências e, para aqueles que são líderes, a análise sobre seus liderados.

 

Em paralelo, o novo processo de Avaliação de Desempenho já contempla 100% do quadro dos funcionários. Este processo contribui para o alinhamento de objetivos e direcionamento dos esforços das equipes.


No terceiro trimestre de 2017, o Bradesco, incluindo suas empresas controladas, possuía 100.688 funcionários. A tabela a seguir apresenta a quantidade de funcionários nos últimos períodos:  

  Dezembro
Setembro
 2013 2014 2015 2016 2017 
Banco Bradesco  83.900  82.011  80.726  94.941   83.930 
Controladas  16.589  13.509  12.135  13.852  16.758  
Total   100.489 95.520   92.861 108.793  100.688  

 Obs.: A partir de julho de 2016,a empresa HSBC passou a fazer parte da Organização Bradesco.

Destacamos a seguir alguns indicadores do capital humano do Bradesco no primeiro semestre de 2017:
 

Gênero Faixa Etária Tempo no Grupo Formação Tipo de Cargo
    Até 30 anos 43% Até 5 anos 32% Ensino Médio 12%    
Masculino 49% De 31 a 40 anos 31% De 6 a 10 anos 30% Superior 69% Não comissionados 33%
Feminino  51% De 41 a 50 anos 17% De 11 a 20 anos 19% Outros  20% Comissionados 67%
    Acima de 50 anos 9% Acima de 20 anos 19%        

 

Confira aqui mais informações sobre a gestão de Capital Humano do Bradesco.

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